A Importância do anonimato no canal de denúncia

03

Dec

compliance é uma estratégia responsável por evitar fraudes dentro de uma organização, além de prevenir a corrupção interna. Ele também gera a imagem de comprometimento com o bom funcionamento do empreendimento.

Dentro desse conceito, instituir um canal de denúncia para o seu negócio é um passo importante para evitar irregularidades e detectar comportamentos não desejáveis.

Para que esse canal seja efetivo, alguns cuidados são necessários. Eles vão desde horário de atendimento (24 horas por dia e sete dias por semana) até a contratação de uma empresa especializada para gerenciamento. Um dos cuidados mais importantes é a garantia do anonimato para quem está se manifestando.

Anonimato no canal de denúncia

Quem vai fazer uma denúncia precisa ter a opção de manter a sua identidade preservada. Dessa maneira, a pessoa se sente mais segura e sem medo de represálias por parte do denunciado.

Os contatos telefônicos não podem ser gravados, bem como as operações digitais devem ser criptografadas e não rastreadas. Essa conduta estimula a manifestação dos denunciantes, uma vez que não terão mais receio de serem punidos.

O contato com o manifestante deve ser mantido, para obter mais detalhes e novas informações. Entretanto, de modo nenhum esse contato continuado deve gerar a quebra do sigilo de identidade.

O grande desafio é manter a confiança de quem está reportando. Manter a segurança de que apenas a informação passada é importante, e não a pessoa que a está informando.

Vantagens do sigilo de identidade

Sabendo que sua identidade não será revelada, o denunciante se sente mais confortável para fazer seu relato, sem medo de que os denunciados o procurem para represálias.

O volume de relatos recebidos é muito maior, visto que não existe medo. Quanto mais relatos, mais o negócio tem subsídios para resolver seus problemas internos.

Sabendo que podem ser denunciados, os integrantes da organização tendem a se comportar de maneira ética e transparente. Isso eleva a empresa a um novo patamar de governança.

O canal de denúncia passa para a opinião pública uma imagem de zelo para com o empreendimento. Isso aumenta a credibilidade e gera uma maior respeitabilidade para o negócio.

Terceirização do compliance

Para garantir o funcionamento ideal do canal de denúncia, muitas empresas optam por contratar empreendimentos especializados em compliance, ramo ao qual nós pertencemos.

Nós possuímos o know-how para lidar da melhor maneira possível com as denúncias e assegurar a integridade das identidades dos denunciantes.

Disponibilizamos o canal de denúncia já integrado com formulário web e com número de telefone com DDD. Trabalhamos com machine learning para converter as chamadas de voz para texto, acabando com o contato humano e aumentando o sigilo.

Também dispomos de uma plataforma de gestão de programa de compliance, que vem sendo aprimorada cada vez mais e se tornando sempre mais eficiente. Assim, fica fácil receber e gerenciar todas as denúncias.

Para saber mais como implantar nosso eficaz e completo canal de denúncia, entre em contato conosco pelo site. Seu negócio só tem a ganhar em questão de transparência e credibilidade.


SEM COMENTÁRIOS

Sem Comentários