Vínculos do Canal de Denúncias com o Código de Ética

03

Dec

Você já procurou o código de ética de uma empresa em seu respectivo site? Faça esse exercício. Saiba que ele tem tudo a ver com o canal de denúncias disponibilizado para queixas a respeito de maus procedimentos que envolvam seus profissionais, práticas de trabalho e produtos. Eles estão relacionados, pois para fazer uma denúncia antes é preciso saber quais as ações que eles condenam, que não fazem parte do que ela entende como ético e que sejam judicialmente corretas.

O compromisso com o que é justo e lícito

Em um código de ética o cliente tem contato com a filosofia de trabalho da empresa, bem como a sua visão, missão e valores empresariais. Portanto, um documento formal que diz sobre as expectativas em relação aos executivos como de todos os demais colaboradores. A elaboração dele acontece a partir de sua própria equipe gestora, pois deve expressar a sua cultura, além de orientar sobre as ações e postura diante dos públicos com que se relaciona comercialmente.

Como se pode compreender, todos os funcionários, seja da diretoria ou demais setores menores, devem ter o código de ética como inspiração para as suas práticas de trabalho e comprometimento com o serviço prestado. Por isso, não há dúvidas de que nessa relação deve haver consistência e coerência entre o que está no código de ética e o dia a dia da organização. Se o código não for cumprido plenamente, a empresa e os colaboradores estão passíveis de denúncia através do respectivo canal disponibilizado.

A oportunidade de reportar toda e qualquer ação que fere a ética e as normas

O canal de denúncias funciona como uma ferramenta para comunicar todo e qualquer problema que indique uma conduta ética inadequada por parte de qualquer funcionário da empresa. Logo, questões que envolvam fraude, corrupção, discriminação, assédio, atos ilícitos e não conformidade com políticas e normas internas, devem ser expostas. Dessa forma, é importante que antes que qualquer denúncia seja feita haja o conhecimento sobre o que diz o código de ética da empresa.

Uma vez ciente de todas as questões que envolvem a conduta dos profissionais, o denunciante tem que reportar com detalhes, se possível apresentando evidências e nomes de pessoas que podem estar relacionadas. Quando uma queixa é realizada, o denunciante se torna o responsável em apresentar primariamente a veracidade das informações que foram relatadas. É importante destacar esse ponto porque se houver o mau uso do canal, ele pode sofrer sanções cabíveis. A apuração precisa ser facilitada por quem faz a denúncia.

Código de ética e canal de denúncia em favor do consumidor

A relação entre o código de ética e o canal de denúncia está em ambos serem uma fundamental ferramenta a fim de buscar as melhores e mais corretas práticas de trabalho dentro de uma empresa. Ele inspira para o bom e correto trabalho, além de mitigar eventuais danos provenientes de má conduta. O Comitê de Compliance funciona como o responsável pela análise e coordenação das investigações sobre os fatos que porventura possam ser apresentados, além de responder às dúvidas expressadas.

Quer saber mais? Entre em contato para maiores informações.

 


SEM COMENTÁRIOS

Sem Comentários