Plataforma Aintegridade: conheça as suas funcionalidades e seus benefícios

09

Dec

A empresa que se preocupa com sua imagem, relações e crescimento, certamente baseia suas operações em um bom e sólido programa de compliance. Para quem tem dúvidas a respeito, compliance é um conjunto de ferramentas que concretiza os valores de uma organização, fazendo com que seus funcionários cumpram as regras e evitem, com isso, riscos para o negócio.

Nesse sentido, cabe destacar que, hoje, o mercado não apenas oferece recursos humanos qualificados para ajudar uma empresa a gerir seu compliance, mas também softwares capazes de otimizar essa operação. É o caso da plataforma Aintegridade. Para conhecê-la melhor, continue a leitura.

 

O que é a plataforma Aintegridade?

 

Basicamente, podemos compreender a Aintegridade como uma plataforma que conta com diversos recursos e/ou funcionalidades capazes de contribuir para que uma empresa torne efetivo seu programa de compliance ou seja, seu projeto de proteção e gestão de crises de seu negócio.

A plataforma Aintegridade foi criada tendo como parâmetro a legislação que trata de assuntos como transparência, ética e condutas legais. Fatores que são de suma importância para a empresa que deseja adotar um bom comportamento e, assim, crescer com segurança e alcançar com maior agilidade seus objetivos.

 

Principais funcionalidades

 

Para auxiliar sua empresa a tornar efetivo seu programa de compliance, a plataforma Aintegridade disponibiliza diversos recursos. A plataforma auxilia os gestores a coordenar em tempo real os principais processos necessários para um bom desempenho da empresa no enquadramento de leis e boas práticas relacionadas ao tema. Consolide todo o seu programa de Compliance em uma plataforma escalável baseada na nuvem, permitindo antecipar e navegar com confiança na conformidade regulatória. Acompanhamento dos indicadores (KPI´s) em tempo real e tenha em mãos dados estatísticos de denúncias, treinamentos e interações com o departamento de compliance, com robusta comprovação para demonstrar a eficácia do seu sistema de integridade. Conheça os principais:

 

Canal de denúncias ou incidentes

 

Em nossa visão, para que uma empresa esteja em conformidade com as exigências de transparência para a prestação de serviços nas empresas públicas e privadas, é preciso que conte com um canal de denúncias ou incidentes.

Por isso, disponibilizamos o canal de denúncias ou incidentes, que nada mais é do que uma ferramenta que pode ser usada pela empresa para receber denúncias sobre comportamentos que não estão de acordo com sua política de compliance, destacando nosso grande diferencial é determos a tecnologia no acolhimento das denúncias, seja por canal de voz local ou 0800 e por formulário web, ambos com garantia do anonimato e sigilo dos denunciantes.

O canal de denúncias ou incidentes pode receber denúncias não apenas de funcionários da empresa, mas também de terceiros, como autoridades e investidores.

Nesse contexto, ainda cabe dizer que o canal de denúncias é um pré-requisito para empresas que desejam celebrar contratos com a administração pública, como universidades, centros de pesquisas etc.

 

Gestão de relacionamento com terceiros e autoridades

 

A Aintegridade também disponibiliza ferramentas que possibilitam que você, empresário, monitore e gerencie pautas e os resultados de suas reuniões com terceiros, como fornecedores, autoridades e investidores, por exemplo.

A partir de tais recursos, você consegue ter controle de tudo que foi tratado com terceiros e sua equipe ao longo dos anos, fazendo com que tenha total segurança em relação aos seus dados.

Aliás, essa opção é excelente porque também lhe assegura diante de qualquer informação equivocada. Por exemplo, um funcionário que disse algo na reunião, mas que está negando. Basta acessar o conteúdo histórico das reuniões para comprovar sua teoria. Esse recurso é aliado fundamental da base da transparência dos sistemas de Compliance, permite catalogar e fazer a gestão de todos os relacionamentos envolvidos na execução dos contratos executados, assegurando de forma ética e transparente todas as pautas discutidas e quais os agentes públicos envolvidos.

 

Gerenciamento de políticas e procedimentos

 

No dia a dia de uma empresa, diversos contratos são celebrados, seja para fornecer produtos ou serviços. O contrato é um instrumento que não apenas formaliza a celebração de um negócio, mas que regula o relacionamento entre fornecedor e contratante. É nele que constam os deveres, obrigações e direitos.

Por isso, a Aintegridade conta com recursos que possibilitam que você gerencie de forma eficiente seus contratos de fornecimento ou vendas de serviços ou produtos. A partir de tais recursos, você pode cadastrar e controlar todos os contratos, de maneira a ter total domínio sobre eles.

Ao ter controle sobre os contratos, você evita situações que podem colocar em risco a defesa dos direitos de sua empresa e garante a construção de uma imagem positiva em torno dela.

Aqui vão alguns exemplos que você pode ter de lidar na gestão dos contratos: violação de cláusulas, rescisão, artigos escritos de maneira vaga, nulidade do contrato etc. Aintegridade permite que as organizações melhorem a eficiência e forneçam aos colaboradores e terceiros acessos fáceis a todas as políticas e procedimentos vigentes, alterados e atualizados, gerando os respectivos relatórios pertinentes, tudo de forma automática, com aviso de recebimento.

Gestão de documentos em plataforma digital contendo provas, atas de reuniões, lista de presenças, certificados de integração e treinamentos, audiências de cada denúncia acolhida, versões do código de ética e manual de políticas. As empresas utilizam a Aintegridade para executar facilmente relatórios para apresentação em auditoria, manterem documentos atualizados, organizados e, principalmente, gerar indicadores de performance, gerenciar e mitigar riscos em toda a organização.

 

Treinamento de integração e aperfeiçoamento

 

Na plataforma Aintegridade, você ainda pode contar com cursos EAD (Ensino a Distância) para treinamento contínuo dos seus colaboradores e fornecedores.

Além de contar com cursos de capacitação para seus colaboradores e fornecedores, você também encontra na Aintegridade ferramentas que possibilitam que acompanhe o desenvolvimento dos alunos. Na prática, isso permite que realize promoções no âmbito do trabalho conforme o nível de aprendizado e capacidade de cada colaborador, no que diz respeito ao universo de conhecimento do compliance. Outro pilar dos sistemas de Compliance é a construção da cultura de integridade, por esse recurso além de transferir conhecimento com dinamismo, a plataforma executa controles com certificados para assegurar aos contratantes essa forte exigência de: treinar, treinar, treinar....

Como se pode visualizar, a Aintegridade disponibiliza diversas ferramentas que podem, de uma maneira geral, contribuir para que sua empresa implemente um programa de compliance eficiente, seguro e completo.

 

Principais benefícios

 

A plataforma Aintegridade pode oferecer diversos benefícios para sua empresa, fazendo com tenha uma conduta conforme a legislação vigente sobre transparência e ética. Ainda, oferece os seguintes benefícios:

 

Prevenção de riscos corporativos

 

De um modo geral, podemos dizer que a plataforma Aintegridade oferece a você o essencial para que sua empresa aja em consonância com as legislações vigentes sobre ética e transparência. Com isso, previne riscos que podem afetar o funcionamento da organização, comprometendo o alcance de seus objetivos.

 

Identificação e correção de práticas ilícitas

 

Também contribui para a identificação e correção de práticas ilícitas, que podem colocar em risco o alcance dos objetivos de sua empresa. Por exemplo, como dissemos, a partir do canal de denúncias, a sua organização pode acolher denúncias sobre práticas ilícitas e, com base nisso, tomar as medidas necessárias para corrigi-las e penalizar as pessoas envolvidas.

 

Construção de uma imagem positiva

 

Uma empresa que atua conforme a lei, ou seja, de maneira ética e transparente, não apenas se consolida no mercado, mas também constrói uma imagem positiva, fazendo com que seus objetivos sejam alcançados com maior velocidade.

 

Satisfação dos funcionários e terceiros

 

Por fim, podemos dizer que a Aintegridade contribui para elevar a satisfação dos funcionários de sua empresa e das pessoas que se relacionam com ela, como fornecedores e autoridades, por exemplo. A satisfação se dá por conta do clima que o compliance gera em uma empresa, como segurança, ambiente ético, ambiente diversificado etc.

Agora que você sabe o essencial a respeito da plataforma Aintegridade, que tal adotá-la em sua empresa? É a melhor solução quando o que se busca é otimizar o processo de gestão de compliance em uma organização. Se ficou interessado, entre em contato conosco agora mesmo para uma demonstração imediata!


SEM COMENTÁRIOS

Sem Comentários