10 Passos Para a Implementação de um Canal de Denúncias Efetivo

03

Dec

As empresas têm adotado mecanismos para praticar compliance em sua rotina, um deles é o canal de denúncias. Continue a leitura e veja 5 motivos para a sua empresa investir nessa ferramenta.

O que é um canal de denúncias?

Canal de denúncia é uma ferramenta utilizada por empresas para receber e registrar denúncias acerca de atitudes incorretas que podem estar acontecendo em seu ambiente interno.

As denúncias podem ser feitas por colaboradores, clientes, fornecedores, como também por qualquer outro público, por meio dos meios de comunicação disponibilizados para essa finalidade, telefone, e-mail etc.

O foco é obter, de maneira completamente segura e anônima, informações a respeito de casos de assédio moral ou sexual, violência, discriminação, além de condutas corruptas e criminosas.

E após ter conhecimento sobre essas situações, a companhia deve fazer a apuração minuciosa para verificar a veracidade delas e caso confirmadas, empreender punição aos responsáveis.

Implantar um canal de denúncia proporciona diversos benefícios à organização, não é à toa que entre 2014 e 2017, o número de empresas brasileiras que introduziram esse recurso aumentou em 52%, de acordo com a ICTS Outsourcing.

Conheça agora os 5 motivos para investir em um canal de denúncias.

Ganho em reputação e cultura ética

Uma companhia que resolve adotar um canal de denúncias mostra preocupação em resolver os problemas internos e disposição em ouvir queixas e cobranças, sem contar que assume uma postura de intolerância a atividades irregulares.

Assim, a organização ganha a confiança e respeito de seus públicos.

Outra vantagem, é que devido ao comprometimento em averiguar e punir ações ilícitas, os funcionários da empresa passam a cumprir melhor os regulamentos internos e os casos de irregularidade tendem a cair, propiciando o enraizamento de uma cultura organizacional ética e moral.

Segurança e sigilo

A ferramenta permite a segurança e sigilo das informações registradas. Os denunciantes têm sua identidade preservada e desta maneira se sentem mais confortáveis em oferecer informações.

Nesse sentido, é interessante contratar uma empresa terceirizada para prestar esses serviços, visando garantir imparcialidade e anonimato.

Economia e retorno financeiro

Investir em um canal de denúncias, trará um retorno financeiro a longo prazo para a organização já que será possível, através dele, identificar fraudes, desvios de verbas e furtos que podem estar ocorrendo.

Além disso, condutas abusivas realizadas entre funcionários podem ser penalizadas e extinguidas, antes de se tornarem processos jurídicos contra a empresa.

Conformidade com a legislação

Implementar um canal de denúncias coloca a companhia em conformidade com a Lei Anticorrupção, que entrou em vigor no Brasil em 2014. Essa lei tem como objetivo prevenir, identificar e punir atos corruptos no País.

Sendo assim, práticas de denúncia feita por organizações foram intensificadas para auxiliarem na disseminação de atitudes mais éticas a nível nacional.

Envolvimento dos funcionários

Os colaboradores são os que mais conhecem a organização. Estima-se que 20% deles saibam de ações erradas que acontecem internamente. Portanto, a disponibilidade de um canal de denúncias anônimo encoraja esses funcionários a contribuírem com informações, sem risco das temidas represálias.

Ficou convencido da importância das empresas modernas em adotar um canal de denúncias imparcial e eficiente? Que saber mais informações sobre essa ferramenta? Entre em contato conosco. 

Referências:

https://www.siteware.com.br/processos/o-que-e-compliance-nas-empresas/

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/empresas-precisam-de-canal-de-denuncia-independente-diz-especialista-em-compliance-dino89091473131/

http://www.canalfacti.com.br/9-razoes-para-sua-empresa-investir-em-um-canal-de-denuncias.html

 

 


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