Compliance: empresa que não tem está fora do mercado?

22

May

Compliance é um termo que ainda confunde você? Não deveria, mas tem fazê-lo pensar nos motivos pelos quais você deve implantar um sistema de Compliance em sua empresa.

Não vamos chegar ao ponto de dizer que sua empresa estará fora do mercado se não tiver um efetivo sistema de Compliance. No entanto, não estará no páreo com as organizações que já se antenaram e investiram em gestão de Compliance.

As competições são bastante acirradas no meio corporativo e ninguém quer ficar para trás. Assim, se a tendência é dar atenção a conceitos como ética, transparência e integridade empresarial, por que deixar sua empresa à própria sorte?

Mas afinal, o que é Compliance?

Compliance é o conjunto de procedimentos, regulamentos e normas que regem um negócio. Dessa forma, a palavra está diretamente ligada ao sentido de estar em conformidade com as regras e procedimentos da empresa. Em síntese, é o sistema de leis e demais elementos que norteiam as boas práticas empresariais.

Ética e Compliance: uma estreita relação

O que mantém uma empresa no mercado? Uma marca conhecida ou um bom produto, você pode responder. E não está errado. No entanto, para que a marca ou o produto permaneçam, é preciso manter a repuração e a imagem da empresa.

Ética e compliance agem nesse sentido. Passam aos consumidores, clientes, fornecedores e colaboradores seriedade, responsabilidade e confiança. Além disso, há o fato de os colaboradores terem princípios éticos a seguir, que mostrem como deve ser sua postura frente a determinadas situações.

Por outro lado, sua empresa tem sua situação financeira e administrativa verificada por um potencial parceiro, e terá também sua reputação analisada.

Por que você deve implantar um sistema de Compliance em sua empresa?

Se essa é a pergunta que não cala e você ainda não está convencido pelos motivos que já apresentamos até aqui, não se preocupe: há muitos outros. Sempre teremos uma razão forte o suficiente para convencê-lo.

Com uma gestão de integridade e ética, você conseguirá:

  • suprir exigências legais, dos clientes privados e públicos;
  • se habilitar em licitações e disputas de novas contratações ou manter contratos existentes;
  • criar procedimento e códigos de conduta;
  • acompanhar e fazer mudanças em seus controles internos;
  • fazer a gestão de riscos;
  • treinar os colaboradores e parceiros;
  • criar um canal de denúncias;
  • garantir a boa reputação de sua empresa; dentre outros.

Se agora a sua preocupação é sobre como fazer isso, saiba que há plataformas de gestão de Compliance que têm todas as ferramentas e recursos necessários para que você implemente um eficiente sistema de integridade em sua empresa e facilite a condução com segurança.

Essa é uma decisão muito importante. Certifique-se de não ficar perdendo tempo enquanto seus concorrentes alinham suas estratégias, implementam seus sistemas de conformidade e tomam a dianteira nos negócios. Seus clientes valorizarão suas atitudes melhoradas com a existência do sistema de Compliance.

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou queira saber mais sobre a implantação e gestão de um sistema de Compliance, use o espaço dos comentários!


SEM COMENTÁRIOS

Sem Comentários