A importância do canal de denúncias como ferramenta de compliance empresarial

03

Dec

Investir na área de compliance requer a conscientização de todos os colaboradores de uma empresa e a adoção de algumas ferramentas e estratégias. Uma das principais é o canal de denúncias, também conhecido como canal de ética ou de irregularidades.

canal de denúncias é um instrumento essencial e precisa ser usado de forma efetiva em uma empresa que espera se destacar em compliance.

Se você não está inserido no mercado e tem dúvidas sobre o termo, compliance é um sistema de controle interno que permite estar em conformidade com atos, normas e leis. Dessa maneira, a empresa previne riscos corporativos e sobrevive em um mercado cada vez mais propenso a escândalos.

Com isso em mente, a melhor forma para chegar a este objetivo passa pela criação de um canal de denúncias.

Mas o que é e como funciona um canal de denúncias?

Em suma, o canal de denúncias é o principal meio para comunicar desvios que venham infringir as diretrizes empresariais que constam no Programa de Ética e Compliance. Mas não para por aí. Os eventos reportados ainda podem incluir fraudes, desvios, casos de assédio, corrupção, suborno, falsidade ideológica e todos os tipos de infração.

Após comunicados, os casos passam a ser apurados pelo setor de compliance, que realiza análises com evidências e apresenta conclusões. O próximo e último passo é recomendar um plano de ação no intuito de estabelecer mudanças que impeçam a continuidade dos desvios.

Vale lembrar que todo este processo de apuração precisa ter o suporte de uma empresa terceira, independente e especializada no ramo. Assim, é possível assegurar uma maior imparcialidade e confidencialidade.

Benefícios de um canal de denúncias

Agora que você sabe como funciona um canal de denúncias na prática, não é difícil conjecturar quais são as suas vantagens no ambiente empresarial. Para te ajudar, confira abaixo uma lista com as principais:

Ter conhecimento de um problema ou desvio ético desde o seu surgimento.

Reduzir eventuais sanções e multas por casos de corrupção e fraude.

Agir contra a discriminação, assédio, favoritismo e exploração de funcionários e clientes.

Contar com maior transparência de gestão e aumentar a autoridade da marca perante à sociedade.

Melhorar ambiente de trabalho.

Evitar problemas com a Justiça, em todos os âmbitos.

Eliminar desvios no âmbito trabalhista e contratual.

 

Tecnologia a seu favor

Para ser eficiente, o canal de denúncias necessita ser operado por empresas especializadas com uma plataforma digital otimizada que garanta o anonimato e isenção no recebimento e direcionamento das denúncias.

Contar com um canal de denúncias é essencial para quem busca trabalhar com compliance. Tão importante quanto é escolher uma empresa que tenha como objetivos a integridade de gestão e a garantia de efetividade do programa ao longo dos anos.

Pensando nisso, contamos com um canal de denúncia já integrado com formulário web e número de telefone com DDD local para todo o Brasil. O nosso sistema recebe chamadas de forma digital e possibilita a conversão de voz em texto via inteligência artificial e machine learning.

 

Para saber mais sobre a melhor plataforma digital de gestão em compliance do mercado, entre em contato e faça um orçamento já!


SEM COMENTÁRIOS

Sem Comentários