Qual é a necessidade de adoção de um  canal de denúncias?

15

Apr

O setor público não é o único que vêm criando mecanismos para identificar e punir atos ilegais.

Cada vez mais empresas estão começando a adotar um canal de denúncias, nos quais os funcionários podem relatar, de maniera anônima, fraudes, atos ilícitos, assédio moral e sexual.

Atualmente, grande parte das empresas consolidadas contam com canais de atendimento que facilitam a comunicação com o cliente. No entanto, o canal de denúncia precisa ser independente dos domínios internos das empresas. Isso porque o denunciante precisa ter segurança e manter sua integridade, ou seja, denunciar sem correr riscos.

 

Os benefícios do canal de denúncias

Um canal de denúncias determina se um sistema de compliance é ou não confiável. Como as empresas precisam consolidar seus princípios éticos e de integridade, é inevitável ter um canal de denúncias efetivo.

Os canais de denúncia facilitam o trabalho de encontrar irregularidades, vulnerabilidades e riscos. Auditorias e controles podem ajudar, mas os canais de denúncias são os principais meios para descobrir os problemas.

Assim, as empresas melhoram o sistema de compliance e evitam impactos negativos, seja em nível operacional, político, econômico ou social.

Além de uma preocupação com a ética e a política da empresa, é preciso pensar no canal de denúncias como meio de melhorias internas. Afinal, ele também evidencia as fragilidades nos processos da empresa.

Conforme as denúncias chegam, é feito um trabalho de inteligência e apuração que inevitavelmente identifica os pontos falhos. Com isso, poderão solucionar ou minimizar os problemas e os riscos aos negócios.

Todo esse trabalho irá refletir, invariavelmente, no exterior da empresa, nas negociações com os clientes e na imagem do negócio.

Com as falhas sendo vistas e corrigidas, o canal não se torna um custo, mas um investimento. Além disso, a empresa se posiciona como uma organização moderna e alinhada com os valores compartilhados pela sociedade.

 

Alinhamento com a política da empresa

A prevenção de riscos é uma prioridade, mas só ela não irá assegurar o sucesso do compliance. É preciso investir na detecção de eventuais desvios, já que a empresa é composta por indivíduos que podem burlar as regras.

O sistema de compliance precisa estar apto para identificar essas tentativas.

O canal de denúncias possui um escopo diferente de meios de reclamação ou sugestão. Ao contrário de sistemas de ouvidoria e serviços de SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e Fale Conosco.

O código de conduta interno já oferece as normas e práticas que devem ser seguidas por todos. Por isso, o de denúncias efetivo precisa estar alinhado a essas políticas, de maneira que todos tenham liberdade e segurança para apontar os desacordos com o estabelecido.

Os colaboradores precisam ser incentivados para que as denúncias realmente aconteçam e os princípios éticos e a transparência operacional precisam estar diretamente ligados ao canal

Procurando essa integração, muitas empresas investem em treinamento de pessoal, para que o projeto funcione efetivamente.

 

Sua empresa também pode contar com uma empresa de compliance, facilitando a implementação e gestão do seu canal de denúncia. Para saber mais, entre em contato conosco, que trabalharemos para a melhoria do seu negócio.

 


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